26 de fev. de 2009

APAIARI (Astronotus ocellatus)


No norte do Brasil, em Manaus precisamente, as pessoas falam muito bem do Apaiari (Astronotus Ocellatus), pois é um peixe de carne saborosa e pouca espinha. Na realidade o Apaiari ou Acará-açu como também é conhecido, pode ser considerado um peixe de dupla aptidão, sendo muito apreciado pelos aquaristas como peixe ornamental e ótimo para se comer. Nos Estados Unidos ele é conhecido como “Red Oscar” e alcança alto preço nas lojas especializadas. O “Red Oscar” e nada mais nada menos que o nosso o nosso Apaiari e que foi introduzido no mercado norte-americano no ano de 1969, depois de um trabalho de cruzamentos genéticos realizados na Tailândia por Charoen Pattabongse. No Brasil o Apaiari chega a atingir 30 cm de comprimento e pode pesar até 2 kg. Sua cor é negro-pardacenta com manchas alaranjadas, verticais, destacando-se um grande ocelo bordejado de vermelho na região caudal.

Peixe em Lâmpada


Peixes tanque ou aquário isso é mais do que um grande passado agora a onda é peixeinhos nas lâmpadas como os "Fishbulb" muito mais que um aquário!Este é um conceito de um protótipo de um aquário feitas de uma lâmpada eléctrica reciclado, projetado por deviantART usuário mceric.

22 de fev. de 2009

My Saltwater Aquarium-Meu Aquário de água salgada

ΘΑΛΑΣΣΙΟ ΕΝΥΔΡΕΙΟ-Aquário Marinho

Monte o seu Aquário Marinho



Para mantermos seres vivos marinhos em aquários, devemos antes de tudo, entender as condições ambientais que esses seres encontram-se na natureza, para assim tentarmos reproduzir seu ecossistema com fidelidade no aquário.
Os animais provem dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Indico, habitam grandes barreiras de corais que se estendem ao longo da linha do Equador numa área aproximada de 8.000.000 Km2.
Os limites das grandes barreiras estão próximos aos trópicos de Câncer e Capricórnio.
Dicas para montar (e ter sucesso) no Aquário Marinho.
Nunca subdimecionar os equipamentos qualquer um que seja, e se for possível superdimencioná-los. Todos benefícios acrescentarão para um aquário bem montado. Pior ainda é deixar partes importantes de lado, como testes, skimmer, repositor de água, luzes, etc.

- A manutenção pode ser mensal, mas a atenção com problemas é diária.

Por isso sempre ponha produtos confiáveis, os produtos ruins costumam dar problemas quando não estamos.Os equipamentos também precisam de manutenção, assim funcionam melhor e duram mais.- Os testes devem ser feitos mesmo que o aquário esteja bem para não termos uma surpresa indesejada. Eles são importantíssimos, mesmo com muita experiência não dá para ver os problemas só de olhar para a água.
- O substrato tem de ser sempre bem limpo e com uma boa espessura de 8 a 15 cm, podemos ate mesmo não ter substrato, mas devemos ter um bom skimmer ou um outro modo de alojar bactérias benéficas.

9 de fev. de 2009

Symphusodon discus-Acará Discus

Conhecido também como o Rei do Aquário de Água Doce, o Disco é considerado o topo do aquarismo para qualquer um, tanto pela sua beleza quanto pela sua sensibilidade que representa um desafio para a maioria dos aquaristas. Relatos históricos dizem que em 1840, o Dr. Johann Heckel descreveu pela primeira vez 15 espécies de Discos, sem chamar muita atenção. Já em 1933 os Discos foram reapresentados aos aquaristas modernos e desde então deixou homem fascinado.
Biótopo:América do Sul - Discus
Nome da espécie/População:Symphysodon discus - América do Sul: Bacia do Rio Amazonas no Brasil, perto da boca do Rio Negro. São ainda encontrados exemplares da espécie no Rio Abacaxis e Rio Trombetas.Nome comum:-->
Características da água:Temperatura: 26º - 30º CpH: 4.2 – 6.2 (em aquário: 6.5 – 7.5)
dH: 0 – 1 (em aquário: ideal)

2 de fev. de 2009

BAIACU, PEIXE-MORCEGO, MOREIA e LAGOSTA

EQUILÍBRIO - Peixes Limpadores

Imperial Place Gold Bar Xback Arowana - Monsterfishkeepers

Tricogáster Ouro


O Tricogáster ouro é, com exceção da cor, idêntico ao Tricogáster azul (Trichogaster trichopterus trichopterus). Tem, também, o corpo muito comprido lateralmente, duas manchas escuras no corpo e manchas claras nas barbatanas anal, dorsal e caudal. As barbatanas ventrais funcionam como órgão tácteis, sendo compostas apenas por um raio cada uma. A família do tricogáster tem uma característica muito interessante: todos seus componentes são capazes de respirar oxigênio diretamente do ar, graças a um órgão denominado labirinto.

1 de fev. de 2009

Corydora


A corydora procura no solo resíduos comestíveis além de fazer a raspagem das algas que se depositam sobre as plantas e impedem sua respiração.Mas a corydora não vive só de restos. Ela deve ser alimentada com comidas frescas, como minhocas picadas e alimentos em forma de tabletes. É um peixe de comprimento que gosta de nadar em grupo de três a cinco peixes. Não é agressivo, podendo conviver com espécies mansas como ela. No mínimo deve haver três exemplares de corydoras em seu aquário.
Esta espécie de peixe é extremamente sociável, pacata e habita o fundo do aquário. Possui a boca voltada para baixo o que facilita a sua principal característica que é de limpeza do fundo. Em aquários, chega a evitar até o entupimento de filtros biológicos.

Cavalo Marinho




O cavalo marinho é uma espécie de peixe muito curiosa e, no mínimo, exótica. Todos, algum dia, já pararam em frente a um aquário para admirar este peixe. Ele faz um grande sucesso, não só pela sua aparência, mas também pela maneira como nada.
O cavalo-marinho (Hippocampus) é um peixe ósseo, da família Syngnathidae. Existem 32 espécies diferentes de cavalos-marinhos nos mares de regiões de clima tropical e temperado, em profundidades que variam de 8 a 45 metros. Todas as espécies são consideradas vulneráveis por órgãos de proteção à natureza.
Possui uma cabeça alongada, muito parecida com a cabeça dos cavalos, inclusive a crina. Sua semelhança com o cavalo deu origem ao nome. O corpo desse pequeno e delicado peixe é coberto por placas em forma de anel. Possuem ainda a barbatana dorsal redonda e minúsculas nadadeiras peitoral e anal. Esse peixe pode medir entre 15 cm e 18 cm.
Sua capacidade natatória é bastante limitada por isso vive em águas calmas e abrigadas, como estuários, onde existem algas e plantas marinhas. Neste ambiente, o cavalo marinho pode se enrolar mantendo-se imóvel.Podem ser colocados em pequenos aquários com corais ou objetos que eles possam se prender. Bons companheiros para o cavalo marinho são peixes pequenos e lentos.
Quanto à sua reprodução, há um aspecto interessante: os ovos são depositados numa bolsa ventral do macho. Após uma parada nupcial, a fêmea deposita os ovos nesta bolsa para então serem incubados, nascendo os juvenis completamente formados, já muito semelhantes aos adultos.



Barbo-Sumatrano




Está espécie é conhecida como peixe Barbo-Tigre em função de suas listras verticais que cortam todo o seu corpo. As listras esverdeadas em seu corpo acinzentado tornam o animal bastante exuberante. Suas nadadeiras são pretas e mede cerca de sete centímetros de comprimento.
As quatro listras esverdeadas verticais que cortam o corpo cinza do Barbo Sumatrano são a marca desta espécie e explicam por que é conhecido como Barbo-tigre.
Também preta, a nadadeira dorsal apresenta extremidades vermelhas, cor predominante na nadadeira peitoral e pélvica. Com cerca de sete centímetros de comprimento, tem escamas em tons mais escuros.
O Barbo Sumatrano apresenta comportamento muito ativo, porém, pode ser agressivo com outros peixes. O ideal para que isso não aconteça é mantê-lo em um aquário comunitário com pelo menos cinco exemplares da espécie.A espécie apresenta estirpes resultantes de reprodução seletiva em cativeiro.
Um exemplo é o albino, com o corpo branco com listras avermelhadas. Na variedade verde, largas áreas escuras substituem as quatro listras verticais da variedade "tigre". Os rios e riachos da Sumatra, Indonésia e Bornéu são o habitat desta espécie da família dos ciprinídeos, que vive em cardumes.
Caracteristicas
Origem: Ásia (Sumatra e Bornéu).
Comprimento máximo: 7 cm.
Reprodução: ovíparo.
pH: ligeiramente ácido a neutro (6,8 a 7,0).
Temperatura: 22 a 26 ºC.
Aquário: médio a grande e bem plantado
Comportamento: muito ativo, pode ser agressivo quando não está em cardume.