O Bótia Palhaço é um peixe muito sociável que se adapta bem à vida em grupo. Seu corpo achatado apresenta a cor laranja com três faixas pretas em linhas verticais. Possui quatro pares de barbos e uma espinha localizada na frente do olho. Quando adulto, mede cerca de 30 cm de comprimento.
Origem: Ásia (Sumatra e Bornéo).
Comprimento máximo: 30 cm.
Reprodução: ovíparo.
pH: ligeiramente ácido a neutro (6,8 a 7,0).
Temperatura: 24 a 30 ºC.
Aquário: médio a grande e bem plantado.
Características:
O Palhaço é o mais colorido de todas as Bótias. Distingue-se logo, pelas três faixas escuras que atravessam o seu corpo laranja-amarelado. As barbatanas peitorais, ventrais e caudal são vermelhas. São peixes pacíficos, que devem ser mantidos em grupos. Este peixe, se for bem tratado e alimentado, pode crescer até cerca de 30 cm, pelo que convém ter atenção ao tamanho do aquário. São bastante tímidos, e é comum esconderem-se nas pedras e restante decoração do aquário, colocando-se muitas vezes na posição "deitados" de lado, parecendo que estão mortos, levando muitos iniciados na manutenção desta espécie a pensar que os peixes estão doentes.
Alimentação:
Costumam gostar bastante de larvas vermelhas (congeladas). Também gostam de alimentos secos (como flocos, granulados ou liofilizados), e de "trincar" comprimidos de algas Spirulina e outros alimentos para peixes de fundo, que devem ser servidos à noite, quando se desligam as luzes.
Reprodução:
Não há quaisquer registos de reprodução desta espécie em cativeiro.
Continue Lendo
Fonte: http://www.aquarionline.com.br/portal/peixes/peixes_detalhe.asp?id=145
Nenhum comentário:
Postar um comentário