Nome popular:Trofeus Ikola
Nome científico:Tropheus sp. "Ikola Ikola"
Família:Cichlidae (Ciclídeos)
Origem:África (Lago Tanganyica)
Sociabilidade:territorial e agressivo
Comportamento:territorial e agressivo
pH:8.5
Temperatura:25ºC
Tamanho adulto:13.0cm
Tamanho do aquário:200L
Os Tropheus Moorii (Bemba), originários das águas costeiras do Lago Tanganyica, onde habitam ambientes rochosos, são totalmente pretos, com exceção de uma faixa vermelha vertical que atravessa todo o peixe no meio do seu corpo.Tal como as outras espécies do gênero Tropheus, são extremamente agressivos com sua própria espécie, e devem ser mantidos em grupos de 6 ou mais indivíduos, e em aquários grandes, com no mínimo 200 litros.
O aquário deve ser decorado com muitas rochas para proporcionar um grande número de tocas.Sua reprodução é mais difícil do que a maior parte dos ciclídeos. Espécie de crescimento muito lento. Podem levar anos até atingirem a maturidade sexual. Os machos normalmente crescem mais rápido do que as fêmeas.
Para aumentar a probabilidade de desova, devem ser mantidos na proporção de 1 macho para cada 5 ou 6 fêmeas. A incubação leva aproximadamente 4 semanas.Devem ter uma dieta preferencialmente vegetariana. Rações a base de spirulina são indicadas. Algas que nascem nos vidros e pedras do aquário serão um excelente complemento alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário