10 de nov. de 2008

Lista Vermelha-S.O.S Bichos do Brasil



Gente, ontem eu vi no fantástico a matéria sobre a Lista Vermelha, achei interessante colocar aqui, pois se trata dos nossos bichinhos daqui do Brasil, vamos ficar atento com estas informações.
Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas, também conhecida como Lista Vermelha da IUCN ou, em inglês, IUCN Red List ou Red Data List, foi criada em 1963 e constitui um dos inventários mais detalhados do mundo sobre o estado de conservação mundial de várias espécie de plantas, animais, fungos e protistas.
A Lista Vermelha obedece a critérios precisos, para avaliar os riscos de extinção de milhares das
espécies e subespécies, pertinentes a todas as espécies e em todas as regiões do mundo, com o objetivo de informar sobre a urgência das medidas de conservação para o público e legisladores, assim como ajuda a comunidade internacional na tentativa de reduzir as extinções.
A nova lista da fauna brasileira ameaçada de extinção, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, trouxe uma triste constatação: o aumento do número de animais ameaçados de extinção. Na última lista, de 1989, foram registradas 218 espécies, na nova listagem este número subiu 395. Isso significa que, dos 3.131 animais mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres da fauna brasileira - excluindo os peixes e invertebrados marinhos -, 8,5% correm o risco de serem completamente extintos da natureza. De acordo com especialistas que participaram da elaboração do documento, este resultado só foi possível por causa do uso de instrumentos de pesquisas mais avançadas e a inserção de novas classes animais, que permitiram traçar parâmetros mais concretos sobre o bioma nacional.
A “lista vermelha” da IUCN, a mais ampla do tipo feita até hoje e de cuja elaboração participaram 1.700 pesquisadores, aponta que as populações de metade das 5.487 espécies de mamífero do mundo encontram-se em declínio. Das 4.651 variedades sobre as quais os cientistas possuem dados, 1.139 foram consideradas ameaçadas de extinção. Ao menos 76 mamíferos já teriam sido extintos na Terra desde 1500.

Nenhum comentário: