3 de nov. de 2008

PEIXE CIRURGIÃO DE LINHAS - Acanthurus lineatus


Também chamado de Peixe Barbeiro, estes peixes da família Acanthuridae são conhecidos por suas cores e característicos espinhos presentes no pedúnculo caudal. Estes espinhos, semelhantes a lâminas de navalhas, tem função defensiva para o caso de algum peixe ou ave tentar engolí-lo. Caso isto aconteça, ele "arma" seus espinhos utilizando-os para cortar a boca do predador ou alguma outra região para assim tentar escapar.Possui corpo oval, perfil superior alto e arredondado, os olhos se dispõem na parte superior do focinho, barbatanas verticais longas, cor laranja, com faixas azuladas, com contorno preto, o abdômen é cinza azulado. Atinge até 20 cm de comprimento.

Origem: Oceano Índico e Pacífico.

Ambiente: Temperatura entre 24 e 28 ºC, pH superior a 8, densidade ao redor de 1023, iluminação intensa, com vários lugares para o peixe se esconder (grutas).

Alimentação: Espécie de adaptação difícil, deve-se variar os tipos de comida, incluindo zooplâncton como artêmias.
Comportamento: De fácil aclimatação, assusta-se freqüentemente. Este peixe não tolera variações de salinidade. Melhor ser mantido com outros peixes maiores e de outras espécies. Deve ser manipulado com muito cuidado.

Nenhum comentário: