22 de ago. de 2008

Peixe-Lapis

O Peixe Lápis (Nannostomus Sp.) também apelidado de Zepelim por sempre nadar dando a impressão de estar deslizando na água, é um peixe extraordinário , tanto na beleza como em comportamento e coloração. Vive brincando com outros da mesma espécie , não incomoda ninguém e deixa o aquário sempre mais "vivo". Este caracideo tem características diferentes em seu formato em relação aos da sua família. Pode chegar facilmente a 6 centímetros em aquários, se alimenta de rações e alimentos vivos. Nada de uma maneira também diferenciada , em posição diagonal. Para que vivam felizes devemos oferecer-lhes um ambiente mais natural possível, imitando as características da natureza, com águas calmas, ligeiramente acidas com muitas plantas. O Peixe Lápis é suscetível a doenças pela qualidade da água e compostos nitrogenados. Os machos possuem pontos vermelhos sobre a linha amarela, as fêmeas apresentam a borda da nadadeira anal mais côncava. A reprodução da espécie é muito difícil em cativeiros , pois o acasalamento da espécie se torna improdutivo.

Nome popular: Peixe-lápis
Nome científico:0 Nannostomus beckfordi
Família: Caracídeos
Origem: Guianas e Amazônia
Alimentação: Artemias salina recém-nascidas, insetos, dáfnias, insetos, tubifex e pequenas larvas.
PH da água: 6,8 'a 7,0
Iluminação: 10 horas diárias
Temperatura da água: 22º 'a 30º C
Tamanho: 6 cmÍndole: pacífico e cardume
Descrição: O peixe-lápis, é o peixe indicado para viver em aquários comunitários, pois é um individuo extremamente pacífico, adora brincar e convive muito bem com as outras espécies, a única exigência é referente ao aquário, o mesmo tem que ser o mais parecido possível ao seu habitat de origem, ou seja, água ligeiramente ácida, Ph entre 6,8 'a 7,0, temperatura deve oscilar entre 22º 'a 30º C, e ter uma farta vegetação. Este peixe pode atingir em cativeiro até 6 cm de comprimento. Existem diversos tipos de peixe-lápis: temos peixe-lápis dourado, o de três listras, o de cauda marrom e o vermelho. O seu nado é bastante característico, nada em forma diagonal (quase vertical) a exceção é o peixe-lápis vermelho, que nada na horizontal (com uma ligeira inclinação) por isto recebeu o apelido de torpedinho ou zepelin. Quanto a alimentação, não muito exigentes, pois são onívoros, aceitam diversos alimentos desde que em pequenos pedaços, devido ao tamanho de sua boca. Os alimentos prediletos deste peixe são: insetos, pequenas larvas, artemia salina recém-nascida, dáfnias e tubifex.
Resumindo, é um peixe que faz a alegria de qualquer aquário e também ira enfeita-lo bastante, pois é lindíssimo em todos os aspectos.Reprodução: Poucas tentativas de reprodução obtiveram êxito, isto se deve talvez porque o peixe-lápis não tenha se adaptado a faze-lo em aquários. Existe porém alguns relatos de sucesso.

Nenhum comentário: