15 de ago. de 2008

Pterophyllum scalare (Acará Bandeira)

O Acará Bandeira ou Peixe Anjo (Pterophyllum scalare) como é conhecido fora do Brasil, é considerado uma ótima opção para aquaristas tanto intermediários como experientes ou até mesmo para os iniciantes que já possuírem um mínimo conhecimento da área, isso talvez torne esse ciclídeo, um dos preferidos para habitar os aquários.

Nome Popular: Acará Bandeira

Nome Científico: Pterophyllum scalare

Família: Ciclídeos

Habitat: Bacia Amazônica

pH: 6.0 a 6.8

Temperatura: 24º a 28ºC

Dureza: até 8º dH

Tamanho Máximo: 15cm

Sociabilidade:Grupo

Agressividade:Pacífico

Manutenção:Fácil

Zona do Aquário:Meio

Aquário Mínimo:200L

Alimentação:Onívoro. Rações em geral e alimentos vivos.
Características: Considerados príncipes do aquário, este peixe que muitos consideram a "cara do Brasil" são ciclídeos de médio porte que se dá bem com a grande maioria de peixes pacíficos. São resistentes e ideais para tanques comunitários. Devido seu porte elegante, é difícil encontrar alguém que nunca teve ou admira tamanha elegância. Quando formado casal ou em época de desova, tendem a serem territorialistas e agressivos com outros da mesma espécie ou mesmo outros peixes. Existem inúmeras variedades de Bandeiras sendo as mais comuns: Koi, Marmorato, Half-Black, Black, Albino, Smokey, Palhaço, etc.

Reprodução: Ovíparo. Formado o casal, estes escolherão e limparão algum local plano para a desova. A fêmea liberará ovos adesivos no local escolhido e o macho fecundará imediatamente. Em até 72h os alevinos eclodiram e permaneceram no saco vitelínico por mais 48h em média, quando já estarão nadando livremente pelo tanque sob supervisão dos pais.

Nenhum comentário: