10 de nov. de 2008

PEIXE LEÃO - Pterois radiata




São denominados Peixe-leão uma grande variedade de peixes marinhos venenosos dos gêneros Pterois, Parapterois, Brachypterois, Ebosia ou Dendrochirus, pertencentes à família Scorpaenidae. O Peixe-leão também é conhecido como Peixe-peru, Peixe-dragão e Peixe-escorpião. [1] Os Peixes-leão são predadores vorazes. Quando estão caçando encurralam as presas com seus espinhos e, num movimento rápido, as engolem por inteiro. Eles são conhecidos por seus enormes espinhos dorsais e pela coloração listrada, de cores vermelha, marrom, laranja, amarela, preta ou branca.
O Peixe Leão, também chamado por alguns de Peixe Escorpião, fascina e embeleza o mundo submarino e os aquários pelo mundo todo. É membro da família Scorpaenidae da qual fazem parte peixes que possuem espinhos e também veneno, como o peixe pedra.Nos raios de sua nadadeira dorsal, o peixe leão possuí pequeninas bolsas que contém um potente veneno, o qual ele utiliza para sua defesa.Seu corpo é alongado, com altas e largas nadadeiras. Na cabeça apresenta coloração rosa apagado, a tonalidade básica do corpo é pardo escuro. Sobre os flancos se dispõem 6 listras delgadas de cor branco brilhante, que se bifurcam no dorso. Atinge até 20 cm.
Nome Científico: Pterois volitans
Tamanho: até 35cm
Temperatura: de 23 a 25ºC
pH: 8.3
Densidade: 1.023-1.025

Alimentação: Na natureza alimentam-se de crustáceos, moluscos, camarões e mariscos. No aquário devemos oferecer-lhe alimentos vivos como camarões, crustáceos e peixes pequenos como lebistes, platis, paulistinhas, etc. Com paciência você poderá acostumá-lo a comer ração ou pedaços de peixe e camarão.

Comportamento: CUIDADO. Em cada uma das suas nadadeiras há vários espinhos com veneno letal. É aconselhável o uso de luvas grossas para manusear o aquário. Não coloque estes peixes em aquários comunitários com peixes pequenos, prefira peixes grandes e lentos (garoupa é um bom companheiro). Eventualmente estes peixes descançam apoiando-se no fundo ou na decoração. Isto é normal e não há motivo para preocupação.

Aquário ideal: Aquário de no mínimo 200 litros, com trocas mensais de 10 a 20% da água. Apreciam decoração com corais.
Vida no aquário: Ovíparos.

Nenhum comentário: