28 de abr. de 2012

Anatomia dos peixes




Os peixes são organismos pertencentes ao filo Chor data (animais com corda dorsal – notocorda) e subfilo Vertebrata (animais com crânio cartilagíneo ou ósseo; com vértebras ou arcos vertebrais).
Existem duas classes distintas de peixes: Osteichthyes (Fig. 1) ou peixes ósseos (e.g., sargos e robalos) e Chondrichthyes (Fig. 2) ou peixes cartilagíneos (tubarões, raias e quimeras).
Os peixes cartilagíneos, vulgarmente referidos pelos pescadores como “peixes-couro”, têm uma pele com escamas placoides e cinco a sete pares de brânquias em câmaras separadas.
Os peixes ósseos têm uma pele com escamas ganoides, ciclóides ou ctenóides e quatro pares de brânquias numa cavidade comum.


                                        Fig. 1



Fig. 2


A anatomia de um peixe não é uma necessidade para um aquarista mais claro que quanto mais você saiba a respeito de um animal que vocÊ deseja criar melhor este animal será criado e com certeza mais bonito ele ficará.
em todos os peixes apresentam a tradicional forma em torpedo; a forma de cada espécie reflecte o modo de vida e os hábitos alimentares de cada espécie. Se o peixe apresenta um corpo estreito e comprido é sinal que se trata de um nadador veloz, predador em liberdade e cujas barbatanas caudais grandes são em geral complementadas na outra extremidade por uma grande boca cheia de dentes.


fonte:mondoaquatico.vilabol.uol.com.br 
pt.wikipedia.org

Nenhum comentário: