28 de abr. de 2012

MOLINÉSIA VELÍFERA



Nome Popular: Molinésia, Molly, Molinésia Velífera Ouro Albina, Giant Sailfin Molly
Nome Científico: Poecilia velifera, Regan, 1914
Família: Poeciliidae
Origem: México     
Sociabilidade: Harém, grupos
pH: 7.0 a 7.8
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água: Média a dura
Expectativa de vida: Cerca de 3 anos
Manutenção: Fácil
Tamanho adulto: Aproximadamente 15 cm para os machos e 17 para as fêmeas.

Poecilia velifera (conhecido popularmente como molinésia velifera é originária da peninsula de Yucatan no México, habitam ambientes mais quentes do que as espécies do que as outras espécies de molinésias, com temperaturas entre os 25º e os 28ºC .
Além do tamanho, pode chegar aos 12 cm , difere-se da Poecilia latipinna por apresentarem barbatanas dorsais menores e pequenos brilhantes enquanto da outra espécie são escuros e retangulares .
As molinésias negras na verdade possuem essa cor devido a presença de melanina em suas células o que as torna bastante vulneráveis quando criadas em grandes tanques à céu aberto de águas claras sem proteção contra os pássaros e até mesmo a presença de gatos perto dos locais de criação.
São peixes sensíveis e não devem levar sustos o que as vezes intimidam os machos e podendo provocar até parto prematuro nas fêmeas.
Pertencem à família Poecilidae. É originária das regiões costeiras do Sul da América do Norte e algumas partes do México, Honduras e Nicáragua.
Para que se possa obter êxito em cativeiro devemos colocar para cada seis litros de água uma colher de chá de sal grosso ou 15% aproximadamente de água do mar, mantendo salobra a água, o que é mais compatível com seu ambiente natural O aquário ideal para as molinésias são os mais espaçosos e abundantemente plantado, com boa iluminação e um crescimento razoável das algas, que elas adoram.



Nenhum comentário: