28 de abr. de 2012

MOREIA - Muraena helena




As moreias são peixes ósseos, anguiliformes, da família dos murenídeos (Muraenidae), tendo como uma das suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Há cerca de 200 espécies distribuídas por 15 géneros, das quais a maior mede 4 metros de comprimento. As moreias habitam cavidades rochosas e são animais carnívoros, que caçam com base num sentido de olfacto apurado. Não têm escamas , para protecção, algumas espécies segregam da pele um muco que contémtoxinas. A maior parte das moreias não tem barbatanas peitorais e pélvicas. A sua pele tem padrões elaborados que servem como camuflagem.

Os peixes dessa ordem são ótimos nadadores. Nadam ondulando o corpo, mas também rastejam e enterram-se na areia na areia.As moréias são parecidas com serpentes, tanto fisicamente como no modo de se locomover.As moréias são agressivas, mas a intensidade dessa agressividade varia de espécie para espécie.
Os alevinos de moréia no momento da eclosão e durante o período crítico da vida, para a segurança dos filhotes, ficam parecidos com uma folha vegetal transparente; chamada de leptocéfalo.As moréias tem uma alimentação essencialmente carnívora, devorando peixes pequenos que venham a passar perto de sua toca, além de crustáceos, moluscos e alguns invertebrados.As moréias vivem entre os recifes de corais, e atacam animais que passem perto demais da sua toca.O ataque, quando ocorre, se dá com uma rapidez fulminante.





Nenhum comentário: